Arquetipos e Imagens Universais

E a tarde na foto desbotou. Virou verão de janelas abertas e cheiro de lençol secando ao sol. Guarda-roupas mudam de tom. Cadeiras abraçam em novos formatos. Lembranças são tais que quebram e conquistam.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Frouxa Fuga

Em sua frouxa fuga pensou cair,

mas não houve queda.

2011 foi um ano rápido, mas que não passou depressa. A rapidez residiu na correria energizante entre aulas na pós-graduação, pesquisa e leitura para a monografia e a organização da exposição das fotos. Agora neste mormaço calmo que se aperta entre um ano e outro me sinto como se flutuando entre o passado e o futuro. Essa inatividade é agridoce. É bem-vinda após a finalização dos trabalhos, porém me lança inquieta nesse esperar para ver.

Nessa flutuação sem rumo certo ando de um lado para outro como alguém impaciente a espera do próximo ônibus. Gasto as solas e não vou a lugar algum. Troquei os lençóis da cama, as fronhas dos travesseiros e mudei a cama de lugar. Janeiro é de dias ensolarados e para imaginar como o pé de flamboyant em frente ao terreno da estação de rádio ficaria lindo em uma fotografia. O pé de bouganville da vizinha sob a luz do meio da tarde também pede uma foto. Não faço nada e entre essas árvores em chamas continuo flutuando entre cochilos.

Em um desses sonos desnecessários veio à mente desligada essa partícula de poema que escrevo meio epígrafe. Não fui de 'derrière' ao chão nesse ano que passou. Não tropecei em meio a correria. Fiquei de pé. Agora que me sentei para folhear álbuns com fotos antigas e experimentar sapatos novos me dei conta que só viro a cabeça para o vermelho: flamboyants e bouganvilles. Minha cor favorita é azul.

Estou entediada. Não vejo a hora de me levantar.

2012....esse ônibus que não chega.

2 comentários:

  1. Circe querida saudades!! O Frouxa Fuga traduz exatamente a minha sensação em relação a 2011, principalmente no que se diz respeito ao curso de Pós. Monografia entregue, porém sem respostas. Será que este ônibus vai demorar a passar? Espero que em 2012 a frota que iremos utilizar seja mais ágil. Te desejo confortáveis passeios!!! Beijos!

    Antônia

    ResponderExcluir
  2. Querida Antônia! Muitas, muitas saudades!

    Obrigada por deixar seu comentário no meu modesto blogzinho. Estou com depressão pós-pós...! (Risos) É bom ver um trabalho finalizado, mas sinto falta do contato semanal com a galera.

    Que os ônibus de 2012 tenham todos ar-condicionado e sejam expressos!

    ResponderExcluir